Scroll Top
Politica Ambiental

Politica Ambiental

 Turismo Sustentável 

No Falésia Hotel acreditamos que o sucesso de uma empresa passa não só pela satisfação dos seus hóspedes, mas também com a satisfação dos seus colaboradores e seu respetivo bem-estar, integrados com o bem-estar social e o estado de saúde do meio ambiente.

Estamos focados no Turismo Sustentável e assumimos a total responsabilidade em minimizar o impacto no ambiente, bem como a nível económico e social, no presente e no futuro.

Contando com a colaboração dos nossos fornecedores e parceiros de negócio, empenhar-nos-emos em inovar e melhorar alguns aspetos do Turismo Sustentável:

 

AMBIENTE

O Falésia Hotel aplica diariamente procedimentos para minimizar o seu impacto no ambiente. Estes, incluem a redução do consumo de energia e água, bem como produção de lixo sólido e liquido.

Também é gerido e limitado todo o impacto negativo no ambiente natural e na vida selvagem onde está inserido.

Poderá solicitar na recepção do hotel informações sobre as atividades locais, celebrações especiais, eventos, etc.

Verificamos e registamos o consumo de energia, água e lixo produzido diariamente, semanalmente e mensalmente com o objectivo de comparar esse consumo e implementar procedimentos para a sua redução e poupança financeira se necessário.

Abaixo poderá encontrar a nossa política ambiental, os nossos objectivos a atingir, bem como aqueles já atingidos.

Energia:

  • Meta para 2015: Redução de 3% YOY
  • Atingido 2014: 20.31 Kwp por cliente
  • Atingido 2015: 22.70 Kwp por cliente - aumento de 12%
  • Meta para 2016: o mesmo que 2015 - redução de 0%

Infelizmente houve um aumento de consume devido à variação na duração da época, bem como uma descida no número de hóspedes, apesar de usar energia de Pellets em vez de eletricidade para aquecer as águas sanitárias.

O Falésia Hotel está consciente da importância e necessidade de implementar as mudanças para uma maior eficiência energética, incentivando para isso a mudança de hábitos dos colaboradores e hóspedes, tendo em conta os objectivos traçados para os anos seguintes.

Assumimos a eficiência energética em consumir a menor energia possível sem descurar o conforto e a qualidade, mantendo assim os elevados padrões de serviço.

A seguinte ação foi tomada:

1. O Falésia Hotel tem instalado um sistema de cartões magnéticos nos quartos dos hóspedes, que desligam a energia automaticamente quando são retirados e os clientes não estão nos quartos.

2. Estão colocados sensores nos quartos dos hóspedes, que desligam automaticamente o Ar-Condicionado quando estão abertas portas ou janelas.

3. Todas as lâmpadas do hotel são de baixo consumo energético (LED´S).

4. Os sistemas de iluminação externa e interna são automatizados e regulados a partir da disponibilidade de luz natural.

5. Implementado um plano de manutenção com rotinas, para verificar a eficiência de todos os equipamentos.

6. Na aquisição de novos equipamentos, um dos critérios de seleção dos mesmos é a sua eficiência e classificação energética, nomeadamente a compra de eletrodomésticos de classe "A".

Águas:

  • Meta para 2015: redução de 2% YOY
  • Atingido em 2014: 147,47 l/hóspede
  • Atingido em 2015: 189,84 l/hóspede - aumento de 29%
  • Meta para 2016 - redução de 1% - 187,94 l/hóspede

Mais uma vez registámos um aumento no consume devido à alteração da contagem do consumo, bem como a variação na duração da época.

No Falésia hotel estamos cientes da importância que a água tem para a vida e que esta é um bem limitado e indispensável. Desta forma é importante estabelecer uma base de consumo por áreas e continuar a monitorizar este consumo com a intenção de reduzir a sua utilização, bem como o desperdício das águas residuais.

Desta forma, apresentamos os seguintes exemplos.

1. Informação nos quartos para fomentar a rentabilização de toalhas e lençóis.

2. Formação dada aos colaboradores com o objectivo de manter os canos e as torneiras sem fugas de água, bem como sensibilizar os clientes para o mesmo objectivo.

3. Rega eficiente ao aplicar a gestão das horas de rega.

4. Temos instalados sistemas de poupança de água, incluindo redutores de caudal

Resíduos:

  • Meta 2015: Redução de 3% YOY
  • Atingido 2014: 0.81 Kg/hóspede
  • Atingido 2015: 1.19 Kg/hóspede
  • Meta para 2016 - o mesmo que 2015 - 1.19 kg/hóspede

Tivemos assim um aumento devido a uma maior consciência em reciclar por parte dos colaboradores e clientes, bem como um aumento no consumo de vinhos (garrafas de vidro).

O Falésia Hotel supervisiona e controla os seus resíduos produzidos , bem como a sua recolha e como são tratados, através da contratação de empresas certificadas pelo Governo Português.

Também estabelecemos como objectivo, reduzir e minimizar os resíduos que são produzidos, assegurando que os diferentes tipos como papel, vidro, plástico, metais, comida, etc., são devidamente recolhidos, registando assim e comparando o progresso realizado comparativamente com os nossos objectivos e implementando as alterações exigidas para os atingir.

Desta forma podemos verificar onde podemos reduzir estes resíduos, reutilizá-los e/ou reciclá-los, assegurando que são transportados de acordo com a legislação nacional e comunitária.

Assim implementámos os seguintes procedimentos

1.Compramos produtos em embalagens maiores, ou seja com mais quantidade e incentivamos os fornecedores a reduzirem o empacotamento e a utilizarem produtos reutilizáveis.

2.Imprimimos apenas quando necessário e em duas faces.

3. Asseguramos que os produtos perecíveis são encomendados apenas nas quantidades necessárias.

4. Temos implementado um plano de Manutenção Preventiva no sentido de assegurar a eficiência e longevidade das máquinas.

5. Reparação das tubagens, mobiliário e utensílios utilizados no Falésia Hotel.

6. Compra de produtos reciclados como o papel de impressão e o papel higiénico.

7. Reutilizamos alguns materiais, como por exemplo, toalhas e lençóis.

8 Doação de artigos usados como roupas/fardas ou mobiliário, para acções de caridade na comunidade.

9. Trabalhamos com empresas licenciadas que recolhem e reciclam materiais como vidro, plástico, cartão, etc.

O QUE FIZÉMOS PELO AMBIENTE ATÉ AGORA?

Não obstante as medidas que atualmente praticamos, somos conscientes que tanto nós como a comunidade em que nos inserimos, estamos todavia a iniciar os primeiros passos nas implementação de mudanças que serão fulcrais para atingir esses objetivos.

Acreditamos plenamente que retiraremos dividendos através dos nossos esforços e da nossa vontade em cooperar.

Por outro lado, no nosso programa de animação não incluímos quaisquer atos com animais. Apesar das touradas fazerem parte da tradição portuguesa, não publicitamos ou vendemos bilhetes para esta atividade.

As áreas naturais protegidas são também de grande importância para o meio local, sendo que recomendamos a sua visita, mas sempre acompanhada de organizações devidamente credenciadas.

Algumas praias algarvias pertencem a áreas protegidas, assim como as suas Falésias, que são facilmente visitadas. Os nossos hóspedes são advertidos para que não entrem nestas Falésias, uma vez que representa um risco para a sua segurança, mas também um dano para a natureza.

Aceitamos assim sugestões que possam melhorar o meio ambiente – através dos nossos colaboradores ou hóspedes.

SOCIAL

O Falésia Hotel está intimamente ligado à comunidade local. Preservamos, respeitamos e apoiamos a cultura local (atuam no Falésia grupos de Folclore, bem como a Orquestra Filarmónica Juvenil de Paderne, durante a animação) e incentivamos os nossos hóspedes a visitar os locais de interesse, com eventos culturais e de tradições locais.

Estamos também ligados aos nossos colaboradores e à sua lealdade, uma vez que são os que mais contribuem para a excelente qualidade o serviço apresentado aos nossos clientes. Asseguramos todos os aspetos legais relativos à contratação de acordo com as leis em vigor. Ministramos ainda formação constante no sentido de se manterem no Falésia e progredirem, estando para isso, sempre motivados.

Apoiamos completamente os princípios de que todos os seres humanos, independentemente do seu género, religião, cor, nacionalidade, idade, cultura ou incapacidade têm o Direito Universal de serem tratados com dignidade, igualdade e respeito.

Asseguramos assim que:

  • Emprego

1. Todos os nossos colaboradores têm um contrato de trabalho escrito.

2. Pagamos aos nossos colaboradores um salário justo e acima do salário mínimo nacional.

3. Horário laboral é o de acordo com a lei nacional e comunitária.

4. Todos os colaboradores trabalham por sua iniciativa e podem despedir-se de livre vontade.

5. Todos os colaboradores fazem exames médicos pelo menos uma vez por ano e estão cobertos por um seguro de acidentes de trabalho.

  • Comunidades locais

O Falésia Hotel está ligado à comunidade local promovendo a cultura e tradições locais, desde a participação na animação do hotel do Rancho Folclórico de olhos de Água, à participação na direção da Associação de Hotéis, local onde todos os assuntos relativos à região, são tratados.

No último Inverno, aquando da remodelação dos quartos, algum do mobiliário antigo, bem como diversos materiais retirados foram doados a associações locais ou de beneficência.

Não existem cuidados especiais em termos culturais a ter, na área onde nos encontramos – no entanto e caso os hóspedes abandonem a área – os colaboradores alertam para este facto aquando da reserva da excursão.

Alguns eventos de beneficência são realizados durante o Verão, nomeadamente para ajudar associações que trabalham especificamente com crianças em dificuldades e com a Corporação de Bombeiros de Albufeira.

Temos na recepção uma caixa selada, dos BVAlbufeira, no sentido de receber donativos.

  • Proteção das Crianças

O Falésia Hotel apoia totalmente a proteção de todas as crianças, onde o bem-estar das mesmas nunca pode ser colocado em risco e em particular no que diz respeito à exploração sexual de crianças.

ECONÓMICO

 No Falésia Hotel incentivamos os nossos hóspedes a visitar atracões locais, como restaurantes que oferecem cozinha portuguesa, a visita de locais históricos e de interesse, mercados locais onde vendem produtos regionais (Albufeira e Loulé) e ainda organizamos a noite portuguesa, tendo atuações de grupos de Folclore locais, sendo que ao tomar estas ações, estamos a contribuir para que o dinheiro gasto, fique na economia local.

Adquirimos ainda a maioria dos serviços e produtos a fornecedores locais, quando não disponíveis, estendemos as nossas compras a nível nacional e só quando necessário recorremos a empresas de fora do país.

PROCEDIMENTOS DE QUALIDADE

 O Falésia Hotel está determinado em satisfazer sempre os seus hóspedes, a qualquer hora e sempre com um sorriso genuíno.

Estamos sempre em contacto com os nossos hóspedes, questionando sempre qual a sua opinião em relação aos serviços prestados pelo hotel, incluindo uma carta do Director Geral, onde são convidados a informar-nos, caso não estejamos a ir ao encontro das suas expectativas e onde poderemos resolver alguma insatisfação.

Estas ações permitem saber as suas necessidades e facilitar a satisfação das suas expectativas.

O nosso sucesso é medido pelo retorno dos questionários internos no fim da estadia e através de estudos de mercado elaborados pelo nosso maior Operador Turístico. Temos também o reconhecimento através de prémios dos nossos principais parceiros, o que revela o excelente trabalho desenvolvido.

Estamos orgulhosos do nosso trabalho em equipa e estamos constantemente a melhorar a eficiência dos nossos processos de gestão que irão trazer uma maior motivação e sorrisos dos aos nossos colaboradores e hóspedes.

Os nossos produtos e serviços são garantidos e estão de acordo com os requisitos legais do país.

PROCEDIMENTOS DE SEGURANÇA E SAÚDE

O Falésia Hotel está empenhado na segurança dos seus hóspedes e colaboradores.

Temos a perfeita consciência que a Segurança Contra Incêndios, a Segurança Geral e a Segurança Alimentar são vitais para o bem-estar geral dos clientes estando estas de acordo com as regras, regulamentos e leis, locais, nacionais e internacionais.

No sentido de respeitarmos as normas de Segurança Contra Incêndios e Seguranças no Geral, trabalhamos em parceria com uma reputada empresa sediada no Reino Unido, a Argent Health and Safety e que nos é exigida pela TUI UK.

As inspeções são realizadas regularmente, sendo que satisfazemos todos os requisitos exigidos. Trabalhamos ainda em parceria com os Bombeiros locais.

Trabalhamos também com a empresa Lusocrystal, que monitoriza toda a qualidade dos alimentos comprados e servidos no hotel e onde são feitas visitas a cada dois meses. Somos ainda um dos primeiros hotéis no Algarve, que recebeu o Prémio Gold no que diz respeito ao HACCP, sendo que continuamos a melhorar os nossos procedimentos, treinando e desenvolvendo os mesmos com os nossos colaboradores.

Testamos continuamente a água do hotel, incluindo as duas piscinas e trabalhamos em parceria com uma empresa externa, a Aquatest, que faz análises uma vez por mês.

Acreditamos que os nossos colaboradores devem ter saúde e estar em segurança, dessa forma oferecemos um exame médico por ano a cada colaborador.

   

 

GuestCentric - Hotel website & booking technology
VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant